0

Obras de Valton Miranda

AuthorAutor: Valton Miranda    CategoryMarcadores:

“A Aura Enfeitiçada: o fetiche como espetáculo”

Editora Annablume: 180 págs., formato 14x21 cm, lançado em 2009.

A Aura Enfeitiçada: o fetiche como espetáculo é uma tentativa de compreensão da nova configuração que a mentalidade coletiva e a personalidade individual tendem a tomar na sociocultura informacional eletrônica integrada ao contexto do capitalismo de consumo. A cultura narcísica e o indivíduo narcísico são apontados como a origem principal do fetiche contemporâneo. A teorização que faz Antonio Muniz de Rezende no prefácio deste livro ajuda a compreender teoricamente essa relação, mas igualmente indica como o fetichismo se contrapõe à abstração simbólica e à busca do “verdadeiro pensamento”.

Esse texto pode ser lido na sua complexidade por psicanalistas e intelectuais da política, mas também pelos leitores de outras áreas do conhecimento. Claudio Laks Eizirik mostra a passagem que faço do livro A Paranóia do Soberano, no qual a política tem um suporte esquizoparanóide para o fetiche contemporâneo, cuja base é o narcisismo <-> social/ismo, em que a ira narcísica de pessoas e grupos se torna a base de todas as violências que conspiram contra a esperança de um mundo melhor. O homem contemporâneo desdenha a solidariedade comunitária empurrado para a arrogância individualista, tanto pela aversão ao outro quanto pela competição destrutiva. O enigma da Esfinge é atualmente desvelar o fetiche.

Compre online
“A Paranóia do Soberano: uma incursão na alma da política"

Editora Vozes: 252 págs., formato 14x21 cm, lançado em 2000.

Desmistificados, convivem conosco, nestas páginas que se seguem, os personagens de nossa história recente, iluminados por um novo foco de abordagem, absolutamente original e revelador, proporcionado pelo encontro de Maquiavel, Marx e Freud.

Este livro não é obra de um psicanalista, portanto, nem se destina ao seu público. Trata-se de obra multidisciplinar que só poderia ser escrita por um cientista político com formação e clínica analítica. Precisa ser lida por todos aqueles que desejam compreender a realidade para mudá-la, amanhã, se possível (excerto da Introdução, por Roberto Amaral).

Compre online
“Ana Bárbara: caminhos de um destino"

Editora Expressão Gráfica‎: 176 págs., formato 14x21 cm, romance lançado em 2004.

Quando um livro consegue reproduzir as imagens nele contidas e nos faz ver as suas cores, cheirar seus cheiros, comover-nos com as emocionantes histórias de seus personagens, podemos dizer que ele cumpre o seu objetivo e merece ser lido e desfrutado.

É o que nos oferece o livro de Valton de Miranda Leitão. Este se inscreve na fecunda corrente da literatura latino-americana, a qual, a partir de Juan Rulfo com seu "Pedro Páramo", mergulha-nos num mundo onde os vivos convivem com os mortos sem solução de continuidade. Os mitos do nosso continente denunciam a presença ativa dos predecessores ancestrais, os quais sobredeterminam nossas condutas cotidianas e nossos avatares sociais.

O autor, em sua múltipla condição de médico-psicanalista, escritor e político, estudioso dos mitos, porém mais que nada, de homem comprometido com a cultura, oferece-nos, a partir dessas diferentes perspectivas, uma compreensão do mundo em que vivemos (excerto da Introdução, por Mario Alberto Smuluver).

Compre online

Postar comentário

• Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

• Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

• Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.