2

Lula: anjo ou demônio?

AuthorAutor: Valton Miranda    CategoryMarcadores: , ,


 Existe uma campanha sistemática, por parte da grande imprensa reacionária brasileira, para demonizar Lula. O instrumento mais poderoso dessa sanha vingativa da batalha de classe midiática é o emblema chamado mensalão, que a grande maioria das classes média e alta, principalmente sudestinas, aplaude através do ministro relator constituído como herói da virtude justa.

Não vou repetir o que já escrevi antes sobre o aproveitamento político pelo direitismo militante em véspera de eleição em relação a esse Caixa 2, que deveria incluir o empresariado e o conjunto da vida política nacional quase sem exceção. Tal campanha inclui atualmente até o maior órgão do sistema capitalista mundial: o Financial Times, que publicou recente matéria na qual procura denegrir a imagem mundial do ex-presidente operário brasileiro.

A mídia falada, escrita e televisada não se cansa de repetir o refrão, mas o povo brasileiro já se deu conta da existência desse “Ministério da Mentira”, encabeçado pela TV que mais recebe dinheiro do governo. A consequência disso é a criminalização da política como um todo, estimulando o moralismo maniqueísta pequeno burguês, que não consegue separar o joio do trigo. A política não é algo descartável, pois não existe sociedade civil sem sociedade política e quando alguém se diz apolítico fala rematada tolice, além de ser na prática uma posição de direita.

O fato é que o alvo principal do exército midiático, Lula, ao invés de ser abatido só cresce em popularidade. Os meios de comunicação, que na sua grande parte representam o pensamento da elite conservadora, ainda não se deram conta de que o ex-presidente já entrou definitivamente na história e cultura brasileira como um limite entre os que vivem no andar de cima e os que estão no andar de baixo da pirâmide social. Tornou-se um mito difícil de destruir, pois ao demonizá-lo acabam endeusando-o.

Não considero Lula nenhum socialista, mas creio que sob sua liderança o País mudou seu curso histórico com atos como a recusa do acordo econômico com os EUA através da Alca, a constituição da Unasul e do Mercosul, as várias formas de transferência de renda para a população mais pobre, principalmente através do Bolsa Família, e a política exterior independente implementada pela diplomacia brasileira em relação aos EUA. Isso já ingressou na mentalidade coletiva, não podendo ser modificado. Talvez esse seja o motivo principal do ódio do sistema midiático, representante da elite econômica, dirigido ao ex-presidente.

Velada ou abertamente a hostilidade é veiculada sem tréguas pelos meios de comunicação mais importantes do País. Ao ser inquirido num programa de rádio a respeito do suposto analfabetismo de Lula, o professor Pasquale respondeu: “é uma bobagem dizer que um gênio político desse porte é analfabeto, pois esse homem dá nó até em pingo d’água.”
 

A política flui entre amigos e/ou inimigos, mas essa campanha vomita ódio e rancor, que em nada contribui para a decantada liberdade democrática. O julgamento histórico é que realmente importa, pois Lula não é anjo, nem demônio. 

2 comentários em “Lula: anjo ou demônio?”

  • JOSÉ RONALDO LUIZ DE OLIVEIRA   15 de dezembro de 2012 17:36

    Boa terde.Concordo ,muito nas sus opiniões aliás todo mundo tem o direito
    de expor suas idéias .Um Direito sagrado.Sim, somente me filiei a um Partido o PT isso é fui um dos primeiros filiados funcionava na Rua Marechal Deodoro ainda sai em 1995 quando queriam alianças desde esse tempo.E hoje o PT se descarecterizou se hoje um Partido burguês como o PSDB ,DEM ,PPS Etc.......Também não falemos em Ideologia pois onde se encontra Sarney ,Maluf Rennan ,Eunicio Delfim Collor e tantos outros deixemos a hipcrisias e os clichês .Um abraço jronaldo l. de oliveira

  • Anônimo   27 de março de 2013 20:58

    SEU ARTIGO DEVERIA CHAMAR "COITADINHO DO LUA",
    PENSEI QUE ALIENAÇÃO ERA COISA DE POBRE ANALFABETO.

Postar comentário

• Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

• Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

• Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.