0

O MERCADO IGNOB(E)L

AuthorAutor: Valton Miranda    CategoryMarcadores: , , , ,


O militarismo americano estava prestes a atacar a Síria, mas foi impedido pela potência russa que volta à cena.  O verdadeiro motivo dessa briga insensata é a disputa pelo gás natural sírio entre russos e americanos. A Rússia expandiu tanto o controle do gás na Europa que se tornou uma ameaça agora para os interesses americano-israelenses na feroz disputa pelos mercados de gás e petróleo.
A gigante estatal russa Gazprom tem por trás a potência militar que americanos e europeus temem, pois sabem que não sairiam ilesos de um confronto. O mercado globalizado também expandiu pelo mundo sua infâmia, agora russos e chineses fazem parte dessa infame competição que ameaça o mundo com a barbárie. A devastação do planeta não precisa ser reiterada, pois sabemos que a biosfera poderá não resistir até o ano 2200.
Os idealistas românticos do Greenpeace, cujo navio está detido pelos russos no oceano ártico, nunca condenam a estupidez do lucro e a cobiça pelo ouro, como os ingredientes fundamentais dessa escalada que pode destruir a vida no planeta. A sua leitura dos fatos não é histórica, mas idealista e por isso, tudo de bom que fazem é transformado em glamour pela mídia. Os meios de comunicação também mundializados são instrumentos do Mercado, portanto, os fatos se tornam objeto de manipulação dos grandes monopólios empresariais.
A cultura superficial do tipo facebook não consegue apreender a realidade abaixo da superfície do oceano de ilusões, imagens e mentiras. O tamanho da anulação da capacidade crítica das pessoas é tão vasto, que levou muitos teóricos a afirmar que no capitalismo de consumo não existem pessoas livres, mas indivíduos automatizados para consumir e devorar irrefletidamente. O individualismo vaidoso-narcísico é a combinação perfeita com o sistema mercantil consumista. A violência desse apagamento da personalidade é equivalente, no plano concreto, à destrutividade pela expansão armada da criminalidade no mundo. O mercado de armas está em constante crescimento, sendo responsável pelo aumento do PIB das grandes potências, inclusive do Brasil. A indústria de armamentos brasileira é considerada das mais fortes do mundo, fato que seguramente, não ajuda a limpar o planeta.
O exame dos acontecimentos sociais e políticos na atualidade exige consciência crítica, pois a tecnologia informacional cria ilusões, manipula palavras e distorce os fatos. Os exemplos mais notórios são os da palavra ética e da noção de liberdade utilizados como instrumentos de propaganda para atingir grandes populações. A classe média de qualquer país é a mais vulnerável nesse sentido, pois temendo a pobreza e aspirando a riqueza, confunde moralismo com ética, e liberdade com viagem.

A temperatura do planeta deverá subir assustadoramente até o ano 2050. Não há nenhum indício de que a próxima Conferência do Clima, em Varsóvia, conseguirá parar essa loucura! Não é catastrofismo dizer que o mundo caminha a passos largos para a destruição! O Mercado merece o Prêmio Ignob(e)l.  

Postar comentário

• Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

• Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

• Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.