0

Coluna Resistência - Mensagem ao Lira Neto - Sobre o Príncipe da Escuridão

AuthorAutor: Valton Miranda    CategoryMarcadores: , ,

Li com agrado seu artigo "Príncipe da Escuridão" publicado na Folha de São Paulo.
Além da precisão conceitual, traz a bailha uma questão fundamental , qual seja, a de que o darwinismo social que nos Estados Unidos, implementado por H. Spencer, parte do princípio de que o "mais apto" pode usar de toda agressividade, corrupção e perversão para alcançar seus fins. O problema das análises éticas baseadas exclusivamente no Direito, é que esquecem que a ética e o direito são produzidos historicamente pelos vencedores  nos embates políticos, como aconteceu na Rússia sob Stalin e na Alemanha sob Hitler, ou nos Estados Unidos desde sempre, mas principalmente a partir de Theodore Roosevelt em 1902. Isso desmente o eminente jurista Luiz Roberto Barroso, que corretamente considera a corrupção no Brasil endêmica e sistêmica, mas a trata como fenômeno conjuntural insolado  e não um produto histórico social turbinado principalmente pelo mercado capitalista.
Estou levando para o XXVI Congresso Brasileiro de Psicanálise que acontecerá em Fortaleza de 1 a 4 de novembro de 2017, o trabalho intitulado "A clínica psicanalítica da política",  tratando de uma temática bastante ampla, na qual se inclui essa "magnifica" contribuição do Roger Stone.
Infelizmente somente agora tomo conhecimento através do seu texto, desta bem estruturada forma de infâmia e crueldade na vida sociopolítica. Caso você deseje, posso lhe enviar o meu artigo a ser apresentado no congresso de psicanálise, embora compreenda que muito da terminologia psicanalítica não seja acessível para sua compreensão direta. Isso, entretanto, não seria obstáculo para o arguto observador da história que você está demonstrando ser. 

Postar comentário

• Comentem as matérias, façam sugestões, elogios ou mesmo reclamações, troquem idéias, este é o lugar para opinar!

• Todo e qualquer tipo de comentário contendo ataques pessoais, expressões chulas e/ou ofensivas será sumariamente DELETADO.

• Os comentários aqui exibidos não necessariamente refletem as opiniões do Blog.